Programas fonte "Java" em Html
Prof.
Omero Francisco Bertol
(omero@utfpr.edu.br)

Um

Elementos básicos da programação: tipos de dados, variáveis, expressões e comandos de entrada (classe Scanner) e saída (System.out.printf).

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Dois

Comandos condicionais (if).

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Três

Comandos repetitivos (while, for, do while).

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Lista String

Tipo cadeia de caracteres (String).

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Lista Vetores

Vetores unidimensionais (array).

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Lista Matrizes

Vetores bidimensionais ou matrizes.

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Lista Subprogramação

Subprogramação (métodos).

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Aplicações

[ 1 ] Valor por extenso.
[ 2 ] Validando o CPF: classe principal, pacote.
[ 3 ] Validando o CNPJ: classe principal, pacote.
[ 4 ] Criando e Gravando dados em Txt.
[ 5 ] Lendo dados de Txt.
[ 6 ] Data por Extenso.
[ 7 ] Calculando o Troco.
[ 8 ] Hora por Extenso.
[ 9 ] Programação Estruturada: data.h, exemplo.
[ A ] Classe ArrayList e Arquivo Texto: Agenda de Contatos - Uma Abordagem Estruturada.
[ B ] Conjuntos classificados (SortedSet): gerando jogos para Mega-Sena.

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Artigos

[ 1 ] Entrada e Saída: Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - Exemplo4 - Exemplo5 - Exemplo6 - Exemplo7 - Exemplo8 - download.
[ 2 ] Arquivos e fluxo de dados: Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - Exemplo4 - Exemplo5 - Exemplo6 - Exemplo7 - download.

[ 3 ] Serialização de Objetos: Pessoa - Empacotamento - Exemplo1 - Exemplo2 - Exportacao - Importacao - download.
[ 4 ] Vetores - Parte 1: Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - Exemplo4 - Exemplo5 - Exemplo6 - Exemplo7 - download.
[ 5 ] Vetores - Parte 2: Exemplo1 - Exemplo2 - download.
[ 6 ] Vetores - Parte 3: Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - Exemplo4 - Exemplo5 - download.
[ 7 ] Matrizes: Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - Exemplo4 - Exemplo5 - Exemplo6 - download.
[ 8 ] Métodos: módulos de programa em Java - Parte 1: Exemplo - Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - download.
[ 9 ] Métodos: módulos de programa em Java - Parte 2: Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - Exemplo4 - Exemplo5 - Exemplo6 - download.
[ 10 ] Pacotes (package): Matematica - FuncaoMatematica - Vetor - Exemplo1 - Exemplo2 - Exemplo3 - download.

A

Primeiros exemplos: Alô Mundo, Oi Mundo Java e Applet Alô Mundo.

B

Classe Input, que contém métodos para efetuar a leitura através do teclado de valores inteiros, em ponto flutuante e também strings.
(A) Exercícios Básicos: operações de entrada e saída e comando condicional (if)

01

Vários exemplos de operações aritméticas sobre variáveis.

07

Tendo como dados de entrada a altura (em metros) e o sexo de uma pessoa, construa uma classe que calcule o peso ideal.

02

Ler dois valores inteiros (variáveis A e B) e efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de A por B, apresentando ao final os quatro resultados obtidos.

08

Calcula a média de um acadêmico e define sua situação: aprovado, reprovado ou em exame.

03

Ler dois valores para as variáveis A e B, efetuar a troca dos valores de forma que a variável A passe a possuir o valor da variável B e que a variável B passe a possuir o valor da variável A. Apresentar os valores trocados.

09

Construa um algoritmo que leia três valores inteiros e os coloque em ordem crescente.

04

Dado um número inteiro de 3 algarismos, inverter a ordem de seus algarismos. Os três algarismos do número dado são diferentes de zero. Utilize os operadores / e %.

10

Efetuar a leitura de três números inteiros e apresentar o maior valor.

05

Obtêm um valor inteiro e exibe através de uma mensagem o "valor absoluto" deste número.

11

Efetuar a leitura de quatro números inteiros e apresentar o maior valor.

06

Verifica se um dado número inteiro é par ou ímpar.

12

Ler um valor inteiro que representa o mês de uma data e apresentar o nome do mês (janeiro, fevereiro, ...).
(B) Comandos de repetição (while, for)

01

Apresenta a tabuada de um número inteiro qualquer.

07

Verifica se um número inteiro é primo.

02

Apresentar os quadrados dos números inteiros de 15 a 35.

08

Exibe todos os número primos entre 1 e 100.

03

Apresentar a soma de todos os números divisíveis por 4 entre 40 e 200.

09

Número perfeito é aquele cuja soma de seus divisores, exceto ele próprio, é igual ao número. Ex. 6 é perfeito porque 1 + 2 + 3 = 6. Desenvolver uma classe que imprima todos os número perfeitos compreendidos entre 1 e 500.

04

Fatorial de um número (ex. 5! = 5 * 4 * 3 * 2 * 1).

10

Escreva uma classe que imprima todas as possibilidades de que no lançamento de dois dados tenhamos o valor 7 como resultado da soma dos valores de cada dado.

05

A série de Fibonacci é formada pela sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, etc. Escreva uma classe que gere a série até o vigésimo termo.

11

Escreva um programa que imprima uma tabela com o peso ideal das mulheres, utilizando a seguinte fórmula: (62.1 * h) - 44.7 Obs. A altura (h) deverá variar de 1 metro e 50 centímetros até 2 metros de 5 em 5 centímetros.

06

Fulano aplicou R$ 100,00 com rendimento de 5% ao mês. Quantos meses serão necessários para o capital investido ultrapasse a R$ 200,00.

12

Um número natural é triangular é produto de três números naturais consecutivos. Por exemplo: 120 é triangular, pois 4*5*6 = 120. Escreva uma classe que apresente todos os números triangulares entre 100 e 1000.
(C) Cadeia de caracteres e vetores

01

Conta e exibe a quantidade de vogais existentes em uma cadeia de caracteres (string).

10

Armazenar 10 números aleatórios em uma variável vetor. Definir a média aritmética simples dos elementos armazenados maiores que 100.

02

Desenvolva um programa que leia uma cadeia de caracteres e através de uma mensagem indique se esta cadeia representa uma sequência binária de 8 bit’s ou não.

11

Dado um vetor A, construir um vetor B, obedecendo as seguintes regras de formação: a) Bi deverá receber 'a' se Ai < 100; b) Bi deverá receber 'b' se Ai = 100; c) Bi deverá receber 'c' se 100 < Ai <  200; d) Bi deverá receber 'd' se Ai = 200; e e) Bi deverá receber 'e' se Ai > 200.

03

Imprime os nomes dos meses do ano.

12

Gerar aleatoriamente um vetor A com 5 elementos inteiros. Escreva um programa que imprima a tabuada de cada um dos elementos armazenados no vetor A.

04

Desenvolva um programa que aceita e valida o CPF- Cadastro de Pessoa Física.

13

Gerar aleatoriamente um vetor A com 10 elementos. Construir um vetor B de mesmo tamanho, sendo que cada elemento da matriz B seja o fatorial do elemento correspondente em A.

05

Desenvolva um programa que aceita e valida o CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

14

Gerar aleatoriamente um vetor A com 20 elementos. Separar os elementos pares e ímpares de A utilizando apenas um vetor extra B. Sugestão: no início do vetor B armazene os elementos pares de A e nas posições restantes do vetor B armazene os elementos de A que são ímpares.

06

Gerar aleatoriamente 8 elementos para um vetor A. Construir um vetor B de mesma dimensão com os elementos do vetor A multiplicados por 2.

15

Ordena os elementos de um vetor usando o "Método da Bolha".

07

Soma os elementos de um vetor, de tamanho 10, armazenados aleatoriamente.

16

Ordena os elementos de um vetor usando o "Método por Seleção".

08

Gerar aleatoriamente 10 elementos para um vetor A. Implementar um programa que defina e escreva a quantidade de elementos armazenados neste vetor que são pares.

17

Pesquisa sequencial. Verifica se um dado elemento "x" esta armazenado no vetor.

09

Gerar aleatoriamente 10 elementos em uma matriz A tipo vetor. Desenvolver um programa que defina o percentual de elementos pares e ímpares, respectivamente, armazenados nesta matriz.

18

Gerar aleatoriamente um vetor A com 10 elementos. Desenvolver um programa que verifique se “todos” os elementos do vetor A são pares. Se pelo menos um elemento do vetor não for par o processo de repetição para percorrer os elementos do vetor deve ser encerrado, como sugestão: utilize uma variável do tipo flag para atingir este propósito.
(D) Estrutura Modular

01

Desenvolver uma estrutura com os módulos para imprimir a tabuada e o fatorial de um número inteiro.

09

Desenvolva uma função que recebe através de parâmetros, duas cadeias de caracteres e retorna verdadeiro se as cadeias são iguais e falso caso contrário. obs. fazer comparações “caractere por caractere” até definir o valor de retorno.

02

Estrutura "modular" para exibir todos os números primos entre 1 e 100.

10

O número 3025 possui a seguinte característica: 30+25 = 55*55 = 3025.
Desenvolva um programa modular que verifique e imprima todos os números de quatro algarismos (de 1000 até 9999) que apresentarem tal característica.

03

Construa uma estrutura modular que calcule o Gasto Energético Basal.

11

Construa uma estrutura modular com as funções que calculam e interpretam o Índice de Massa Corpórea (IMC).

04

Desenvolva uma estrutura modular que imprima todos os número perfeitos compreendidos entre 1 e 500.

12

Implemente uma estrutura modular com os métodos recursivos: fatorial de um número e a sequência de Fibonacci.

05

Implemente uma função que recebe um parâmetro inteiro n e que ao ser chamada imprime uma sequência de linhas (exemplo 1).

13

Desenvolva uma função que recebe através de parâmetro uma cadeia de caracteres e retorna verdadeiro se “todos” os caracteres da cadeia são maiúsculos e falso caso contrário.

06

Escreva uma função que recebe dois parâmetros inteiros n e vezes, onde: n- indica o final da sequência e vezes- o nro de vezes que a sequência deverá ser repetida (exemplo 2).

14

Escreva uma função que conta o quantidade de dígitos de um número inteiro positivo.

07

Escreva uma função que recebe um parâmetro inteiro n e que ao ser chamada imprime uma sequência de linhas (exemplo 3).

15

Escreva uma estrutura modular que faz conversão de bases: Decimal para Binário e Binário para Decimal.

08

Desenvolva uma função que recebe através de parâmetro uma string e retorna verdadeiro se a primeira metade da cadeia e formado por caracteres iguais a ‘0’ e se a segunda metade é formada por caracteres iguais a ‘1’, caso contrário, a função deverá retornar falso.

16

Escreva uma estrutura modular que aceita e valida o CPF- Cadastro de Pessoa Física.
(E) Orientação a Objetos

01

Classe elementar "Matematica.java" implementada para demonstrar a definição de atributos e métodos.

06

Implementando a sobrecarga de métodos. A sobrecarga de métodos é a possibilidade de existirem vários métodos com o mesmo nome em uma mesma classe.

02

Usando a classe "Matematica.java".

07

A superclasse "Data" e a subclasse "NovaData" implementam as bases da orientação a objetos: classe, atributos, métodos, herança e polimorfismo.

03

Demonstrando a declaração de "parâmetros" na definição de métodos.

08

Pacote "pacotes.java" classe Matematica.java.

04

Classe "Pilha.java" implementar para exemplificar a sintaxe de definição dos métodos: contrutor de classe e destrutor de classe.

09

Pacote "pacotes.java" classe FuncaoMatematica.java.

05

Usando a classe "Pilha.java".

10

Usando o pacote de classes "pacote.java".
Lista de exercícios complementares

01

Escreva uma aplicação Java que efetue a leitura de um valor numérico correspondente a um tempo em milisegundos e imprima este valor em horas, minutos, segundos e milisegundos.

06

Ler um número N qualquer maior ou igual a 1 e menor ou igual a 50 e apresentar o valor obtido da multiplicação sucessiva de N por 2, enquanto o produto for menor que 250 (N*2; N*2*2; N*2*2*2; etc). O valor N deverá ser checado quanto a sua validade. Caso o usuário informe um valor fora da faixa, a aplicação deverá informar através de uma mensagem que o valor digitado não é válido.

02

Elabore uma classe que, dada a idade de um jogador de futebol, classifique-o em uma das seguintes categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil, sub-21 e profissional.

07

Dado um vetor de 10 elementos inteiros aleatórios. Escrever uma aplicação Java que calcule e escreva: a) a quantidade de elementos armazenados neste vetor são pares e a quantidade são ímpares; e b) a média aritmética simples dos elementos armazenados no vetor compreendidos no intervalo de 10 a 100 inclusive.

03

Fulano aplicou R$ 750,00 no banco XYZ, obtendo com esta aplicação um rendimento mensal de 1,5%. A cada 12 (doze) meses de aplicação deve-se aumentar o rendimento em 0,25%, ou seja, 1,5% + 0,25% = 1,75%. Implemente uma classe que calcule e escreva qual será o rendimento obtido por esta aplicação ao final de 60 meses.

08

Escreva uma classe que obtenha uma cadeia de caracteres e verifique se a palavra fornecida é um palíndromo, ou seja, se o primeiro caracter é igual ao último, se o segundo caracter é igual ao penúltimo e assim por diante até verificar todos os elementos ou chegar à conclusão que a palavra não é um palíndromo. Veja os exemplos de palavras palíndromas: ovo, natan, ata, ala, sos, ...

04

O consumo de energia na cidade “A” é de 5000 kw/ano e este consumo cresce a uma taxa de 0.5% ao ano. A cidade “B”, por sua vez, consome 3000 kw/ano e apresenta uma taxa de crescimento do consumo na ordem de 1% ao ano. Construa uma aplicação Java que calcule e imprima quantos anos serão necessários para que cidade “B” apresente um consumo de energia anual maior que o apresentado pela cidade “A”.

09

Construa uma classe baseada em uma estrutura modular que calcule o peso ideal das mulheres, utilizando a seguinte fórmula: (62.1 * h) - 44.7; obs. A altura (h) deverá variar de 1 metro e 80 centímetros até 2 metros de 1 em 1 centímetro.

05

Um determinado material radioativo perde metade de sua massa a cada 50 segundos. Dada a massa inicial, em gramas, fazer uma classe que determine o tempo necessário para que essa massa se torne menor que 0,5 gramas; escreva a massa inicial, a massa final e o tempo calculado em horas, minutos e segundos.

10

Desenvolva uma classe que implemente um método que receba através de parâmetro uma string (que representa uma sequência de digitos 0's e 1's) e que determine o tamanho da maior sequência consecutiva de números 1 existente na string. No exemplo seguinte a maior cadeia consecutiva de números 1 tem tamanho 8 (oito).
        001010100110110100001011101111111101101001011000
Aplicações GUI (Graphical User Interface) com AWT (Abstract Window Toolkit).

01

Instanciando a superclasse "Data" e a subclasse "NovaData".
Editada pela última vez em 01-Nov-2017.