Professor: Omero Francisco Bertol (omero@utfpr.edu.br)

Tecnologia de Orientação a Objetos (UML)

01

Apresentação, Objetivo Geral da Disciplina, Ementário.

02

O Modelo de Objetos. Evolução das Linguagens de Programação. Os Fundamentos da Orientação a Objetos.

03

Conceitos da Programação Orientada a Objetos: Classe, Objeto, Herança, Polimorfismo.

04

Programação Orientada a Objetos em Linguagem Delphi (Object Pascal).

05

Por que fazer a modelagem ? Objetivos da modelagem. Ciclo de vida de um Software. Visão tradicional- algoritmo. Visão contemporânea- OO.

06

Métodos de Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos. Introdução a UML.

07

Tecnologias para apoio a Orientação a Objetos. Tecnologia Back-End, banco de objetos. Tecnologia Front-End, linguagens OO e ferramentas de modelagem.

08

Modelando com a UML: definição, notação, blocos de construção, itens estruturais, mecanismos básicos, noções gerais e diagramas.

09

Diagrama de Classe: relacionamentos, elementos chave (classe, objeto, atributo, operação, associação, restrição, classe de associação, dependência, interface e normalização do modelo de classes).

10

Diagrama de Caso de Uso: propósito, elementos básicos (caso de uso, ator e interação em caso de uso).

11

Diagramas de Interação: Diagrama de Seqüência e Diagrama de Colaboração.

12

Diagrama de Estado e Diagrama de Atividade.

13

Diagramas de Implementação: Diagrama de Componente e Diagrama de Implantação.

14

Tutorial da ferramenta de modelagem orientada a objetos Rational Rose, ©IBM(Rational Software Corporation).
Editada pela última vez em 01-Nov-2017.